Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA FREQUÊNCIA DO TREINAMENTO

É uma das maiores dúvidas de iniciantes ou até mesmo praticantes ativos de atividades físicas: “Quantos dias por semana devo treinar/praticar?”
Uma dúvida muito relativa onde muita gente sedentária, tentando melhorar sua qualidade de vida, inicia se praticando apenas um ou dois dias na semana, ou pelo contrário, aquela pessoa com “sobrepeso”  desesperada para entrar em forma para o verão (em um ou dois meses) praticando atividades todos os dias da semana sem sequer um único dia para recuperação e acaba se machucando e assim desistindo.
Afinal, qual é a recomendação mais eficaz? Qual dará melhor resultado? Qual meu objetivo?
Muitas pesoas hoje em dia, só praticam a atividade física por recomendação médica ou não está feliz como próprio corpo e assim, vão para a academia ou simplesmente caminhar no bosque próximo de sua residência um ou 2x na semana e de uma forma bem tranquila, achando que desta forma já será o suficiente para uma promoção a sua saúde.  Sim, é alguma coisa com certeza, melhor do que não o fazer. Funciona? Não! Então farei todos os 7 dias da semana, será que assim aumento minha massa muscular ou emagreço? De certa forma sim, mas não faça isso também.
Imagine que cada dia de atividade física na sua vida, será um estresse mais forte atuando no seu corpo do que sua rotina. Pratique essa atividade de intensidade leve ou moderada apenas de sábado ou domingo, porque será seu único dia disponível, provavelmente sentirá aquela dor no corpo no dia seguinte e por uns três dias depois, afinal foi um esforço fora do seu normal (seu corpo se adaptando para o próximo estímulo), passam-se 3, 4, 5 dias e nada de estímulos, seu corpo praticamente voltará a “estaca zero” novamente e toda semana será assim, somente um único dia, estimula e volta ao normal. Ok. Faremos então 2x por semana! Joia! Agora possivelmente você poderá MANTER um mínimo de capacidade física acima de um nível sedentário, porém, se seu objetivo é mudar sua forma física ou melhorar sua saúde, o mínimo é três! Você pode intercalar estímulos (treino) com descanso e com o passar do tempo, em aproximadamente um mês, você sentirá uma diferença tanto física como psicológica, aumentando muito sua auto-estima.
Com o passar do tempo (de preferência sob supervisão de um profissional capacitado), seu treinamento poderá ser alterado a um nível superior, assim como sua freqüência na semana.
Muito cuidado, assim que seu rendimento aumenta, sua vontade muito provavelmente, será cada vez mais e mais.  Muitos passam a praticar uma atividade física rigorosa todos os dias da semana sem se quer um dia de recuperação (lembrando que o descanso é a hora em que seu corpo se prepara para um próximo dia de estímulo) e assim, sobrecarregando, seu  corpo  em pouco tempo, você se sentirá cansado, esgotado,  lesões começam a aparecer, dores aqui e ali e você desanima! ocorre o chamado “overtrainning” (excesso de treino, muito mais do que seu corpo suporta).
Então lembre-se, a prática da atividade física é o melhor que pode-se fazer para uma promoção a saúde.
Você está começando ou quer iniciar uma vida fisicamente ativa? Procure um profissional/academia, invista na sua saúde, sua autoestima aumenta, visitas a médicos diminuem muito, dores desaparecem, reconheça seus limites, trace objetivos e se esforce para atingi-los.
Inclua a atividade física na sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário