Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

TESTE DA PISADA (Teste Run)

Para quem gosta de corrida e está sempre praticando a atividade, provavelmente não conhece o "Teste Run".  É uma ótima dica para evitar dores e lesões durante uma corrida ou a longo prazo.
O que é, e para que serve o Teste Run?
Todo esporte precisa ser praticado com equipamento adequado; na corrida não é diferente! Muitas pessoas não sabem, mas cada pessoa possui um tipo de pisada, mas isto não significa que há uma pisada correta! Para aqueles que correm, comprar o tênis correto para seu tipo de pisada é muito importante evitando assim possíveis lesões. Por este motivo é fundamental que o atleta possa reconhecer o tipo de pisada e comprar o modelo adequado. Existem modelos específicos para "Running" que possuem linhas para cada tipo de pisada, com grande variedade de cor, design e preço.
Pensando nisso, algumas lojas, oferecem o serviço gratuíto de "TEST RUN", que  é uma avaliação  computadorizada  realizada por uma programa que analisa qual o tipo de pisada, feita por profissionais da área de Educaçao Física ou Fisioterapia devidamente treinados, que revela o tipo de pisada de cada corredor.

Para entendermos melhor o funcionamento da pisada.
Existem 03 tipos de pisada: sub-pronadora, neutra ou pronadora.

Nosso corpo, ao deslocarmos de um ponto a outro utilizando nossos pés, provoca um certo impacto do pé no chão, devido nosso peso corporal, muitas vezes esse impacto pode causar lesões nos membros inferiores.  Para evitar isso, a mecânica do deslocamento do corpo humano, procura formas de amenizar esse impacto, provocando a "pronaçao", que nada mais é do que uma leve inclinação do nosso joelho para o lado interior, ou seja, em direção à outra perna, isso faz com que a energia do nosso peso seja dissipada e um amortecimento natural ocorre (pisada neutra).
PISADA NEUTRA: Onde se inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. 


Muita gente possui esse "desvio" do joelho, com um avanço um pouco maior, ou seja, o joelho cai um pouco mais para dentro do que o "normal", sendo assim, podendo causar algum tipo de lesão, dores e desconforto no pé, tornozelo, joelho e até cabeça do femûr, (pronação). Para estabilizar (não "corrigir") uma pisada dessa, o tenis ideal, possui uma zona mais rigida na parte interna, limitando o curso do joelho para o lado interior.
PISADA PRONADORA: Onde a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão. 


Porém, muitos possuem o joelho virado para fora, ou seja, na pisada, o joelho vai em direção oposta ao pronador, fazendo com que não haja esse amortecimento natural, o tênis deve ter o maximo de amortecimento para que não haja dores ou inflamações como esporão ou facite no pé.
PISADA SUB-PRONADORA: Onde a pisada inicia no calcanhar do lado externo e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.

 
Como é realizado o Teste Run?

Com um Scanner, é possivel descobir o tipo do PÉ do corredor (cavo, plano ou normal), em seguida, numa esteira o atleta realizará uma leve caminhada, onde suas passadas serão transmitidas no monitor através da camera de modo que atleta e consultor possam ver as imagens. Depois de caminhar,  o consultor analisa a forma como o atleta entra e sai da passada, observando e explicando a movimentação do pé, e desta forma o tipo de pisada será identificado. O TESTE RUN dura em torno de 5 minutos. 


Em geral os atletas se confundem e acham que pisam para fora (sub-pronação) pois observam um desgaste do solado no lado externo do calcanhar. Mas conforme descrição das pisadas acima, a maioria dos corredores iniciam a pisada com o lado externo. O quanto o pé roda para dentro no final da passada é o que deve ser observado para indicar o tipo de pisada. Na realização do TESTE RUN nos preocupamos em entender o perfil do corredor, por isso são feitos algumas perguntas, como:
• Quantas vezes corre durante a semana?
• Qual o volume de treino?
• Sente alguma dor ao praticar a atividade?
E assim, dependendo das respostas, indicamos R após treinamentos logos podem prejudicar ligamentos e articulações do tornezelo, joelho e cabeça do fêmur.

QUAL IMPORTÂNCIA DO TESTE?

Corredores com pisadas pronadoras ou sub-pronadoras, tendem a exercer uma certa pressão nos ligamentos do tornozelo e joelho. O teste vai nada mais que indicar o tênis adequado a sua pisada, NÃO IRÁ CORRIGIR sua pisada, mas sim MANTER ESTABILIDADE na corrida, pois pronação e supinaçao não é um defeito e sim uma caracteristica.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário